Quem precisa de Integração Sensorial de Ayres®? Avaliação e Intervenção
Quem precisa de Integração Sensorial de Ayres®?
A abordagem de Integração Sensorial de Ayres foi originalmente projetada para crianças em idade pré-escolar e escolar, mas seus conceitos podem ser aplicáveis a indivíduos mais jovens ou mais velhos. A Integração Sensorial de Ayres destina-se a ajudar pessoas com dificuldades de modular, regular, discriminar, coordenar e/ou organizar as sensações de forma adequada.
Crianças com diagnósticos de autismo, TDAH, dificuldade de aprendizagem, distúrbios da fala e linguagem, dentre outras, geralmente apresentam problemas sensoriais como: atividades sensoriais incomuns, déficit motor visual e na construção visual, déficits no processamento vestibular-proprioceptivo, dificuldade postural e na coordenação motora, déficits no processamento somatosensorial e somatodispraxia. E assim, são indicadas para a intervenção de Integração Sensorial de Ayres.
A partir de avaliações estruturadas e não-estruturadas de funções sensoriais, motoras e de práxis, o profissional devidamente qualificado identifica os problemas de Integração Sensorial e os melhores candidatos para a intervenção.
Avaliações
EASI Brasil
A avaliação chamada de EASI (Evaluation Ayres Sensory Integration) é uma nova ferramenta de desenvolvimento para avaliar as dificuldades e disfunções da Integração Sensorial.
O objetivo do EASI é fornecer um conjunto válido e confiável de testes para avaliar as principais funções de integração sensorial que fundamentam a aprendizagem, o comportamento e a participação.
Sensory Integration and Praxis Test - SIPT
O SIPT consiste em uma avaliação padrão-ouro da abordagem de Integração Sensorial de Ayres que reúne 17 testes fundamentados teoricamente por pesquisas científicas desde os anos 60. Esta avaliação é produto de mais de 30 anos de investigações e prática clínica da terapeuta ocupacional Jean Ayres sobre a Integração Sensorial e as Disfunções de Integração Sensorial.