ICE-ASI®

Sobre o ICE-ASI®

A A ICE-ASI é uma organização internacional sem fins lucrativos com o propósito geral de fornecer uma comunidade inclusiva e solidária que promova as melhores práticas e trabalhe para elevar os padrões de treinamento em Integração Sensorial Ayres (ISA®). Determinados a honrar o legado do Dr. Jean Ayres e contribuir para uma vida melhor para indivíduos com disfunção de Integração Sensorial através do apoio ao melhor treinamento ISA® para terapeutas e intercâmbio profissional dentro da comunidade de integração sensorial (IS).
O objetivo da organização é de entender e apoiar indivíduos com disfunção de integração sensorial que tornam suas vidas cotidianas cheias de desafios. Buscamos com um mundo que compreenda melhor a perspectiva do SI e respeite e apoie indivíduos com essa disfunção. Para isso, necessitamos que terapeutas que estão dispostos a aprender sobre Integração Sensorial, encontrem programas de treinamento de IS de última geração que atendam aos padrões internacionais estabelecidos pelo ICE-ASI.
O ICE-ASI tem como objetivo:

  • coordenar atividades e manter uma ligação com organizações internacionais de Interação Sensorial
  • promover o intercâmbio de conhecimentos entre as organizações membros
  • troca de conhecimentos através de publicações e reuniões científicas, ou seja, congressos
  • facilitar e expandir as oportunidades de treinamento em SI dentro e entre os países com uma organização membro
  • estabelecer padrões para o treinamento de IS que leva ao certificado como praticante ISA®
  • credenciar programas de treinamento em IS que atendam aos padrões estabelecidos pelo ICE-ASI
  • promover e apoiar uma rede de pesquisa em ISA®
  • manter os padrões de educação na ISA®

Clique aqui e saiba mais no site oficial do ICE-ASI®.

Padrões educacionais mínimos de treinamento em ICE-ASI®

PADRÕES MÍNIMOS PARA PROGRAMAS DE TREINAMENTO EM INTEGRAÇÃO SENSORIAL DE AYRES PARA TERAPEUTAS OCUPACIONAIS (TO), aprovados na reunião do ICEASI em Hong Kong, 13 de outubro de 2019 às 8h00.

O treinamento deve ter avaliação do conhecimento do participante em cada etapa e deve conter uma duração mínima de 120 horas com pelo menos 50% presencial. 

Os conteúdos devem ser descritos para as áreas de Fundamentos teóricos da ISA®, Avaliação da Função de Integração Sensorial e Disfunção, Interpretação de Dados de Avaliação e Intervenção em ISA. O aprendizado prático é essencial para as áreas de avaliação e intervenção, e a supervisão é importante para a interpretação de dados. O programa deve descrever como a supervisão e o mentoreamento serão tratados. As 4 áreas de conteúdo podem ser distribuídas em diferentes fases do processo de aprendizagem e não apresentadas como cursos separados.

Fundamentos teóricos de ISA®

Fundamentos teóricos da teoria de IS de Ayres: teoria seminal proposta pela Dr.A.Jean Ayres (Ayres, 1972), pressupostos teóricos e ciência básica e aplicada informando o conhecimento da integração sensorial e construções relacionadas, incluindo atualizações em neurociência. 

Mínimo de 20 horas de treinamento. 

Avaliação de função e disfunção de integração sensorial

Instruções detalhadas na administração e pontuação de ferramentas de avaliação confiáveis e válidas projetadas para avaliar a percepção sensorial, práxis e funções motoras relacionadas (atualmente * SIPT); Questionários para cuidadores (como Sensory Processing Measure; Parham et al., 2017); métodos observacionais para complementar essas ferramentas; 

Ferramentas de avaliação que medem a participação básica na ocupação. 

​Mínimo de 44 horas de treinamento com pelo menos 50% do treinamento no local. *outras ferramentas de avaliação serão consideradas assim que estiverem disponíveis. Mínimo de 20 horas de treinamento.

Interpretação de dados de avaliação para informar o raciocínio clínico

Revisão da pesquisa informando a compreensão dos padrões de IS; Uso de métodos sistemáticos de raciocínio clínico e geração de hipóteses com base em dados de avaliação para vincular questões de participação aos desafios de IS (como Tomada de Decisão baseada em Dados/Data Driven Decision Making, ASI ferramenta de ISA®️ e ferramenta de interpretação Schaaf & mailloux, 2015); Estabeleça metas mensuráveis. 

​Mínimo de 44 horas de treinamento com pelo menos 50% do treinamento no local. *outras ferramentas de avaliação serão consideradas assim que estiverem disponíveis. Mínimo de 20 horas de treinamento.

Intervenção ISA®

Desenho e implementação de intervenção com base em dados de avaliação; Instruções detalhadas em atividades terapêuticas, resposta adaptativa, avaliação dinâmica para informar o raciocínio clínico momento a momento; pelo menos 3 demonstrações de intervenção em um espaço equipado de acordo com as especificações de Medida de Fidelidade da ISA®️; revisão dos princípios da Medida da Fidelidade em ISA®️ (Parham et al.) 

​Mínimo de 44 horas de treinamento com pelo menos 50% do treinamento no local. *outras ferramentas de avaliação serão consideradas assim que estiverem disponíveis. Mínimo de 20 horas de treinamento.

Conhecimento e compreensão:
o aluno bem-sucedido saberá e compreenderá:

Habilidades: O aluno bem-sucedido será capaz de:

1. Fazer observações objetivas sem tirar conclusões/interpretações precipitadas,
2. Basear a interpretação em dados objetivos,
3. Escolher as ferramentas e métodos de avaliação ISA e outras avaliações necessárias para estabelecer e atingir metas significativas,
4. Escolher e administrar ferramentas de avaliação ISA e avaliações adicionais específicas para a profissão (TO),
5. Interpretar, sintetizar e analisar dados de avaliação,
6. Comunicar com termos de ISA,
7. Comunicar/escrever os resultados da avaliação para outros  de maneira conclusiva e compreensível,
8. Relacionar os resultados da avaliação com a participação e os desafios funcionais (motivo de encaminhamento),
9. Fazer um impacto e capacitar outros para efetivar mudanças para a pessoa com disfunção de IS,
10. Saber quando você não sabe e a quem encaminhar,
11. Compreender o uso terapêutico de si mesmo em ISA,
12. Criar interação lúdica e de confiança e
13. Atender aos critérios de fidelidade na prática.

A função do ICE-ASI® é fazer recomendações claras para os PADRÕES MÍNIMOS PARA PROGRAMAS DE TREINAMENTO EM INTEGRAÇÃO SENSORIAL DE AYRES PARA TERAPEUTA OCUPACIONAL (TO). Os programas que optarem por seguir e aderir às recomendações do ICEASI podem solicitar avaliação de seu programa e podem obter um certificado do programa aprovação do ICE-ASI®. 

Os programas de educação que optam por não seguir e aderir às recomendações do ICE-ASI® não serão avaliados ou “policiados”.

A adesão ao ICE-ASI® e a aprovação do programa de treinamento do ICE-ASI® são dois procedimentos separados;

A afiliação de uma organização ao ICE-ASI® não significa que o programa de treinamento ministrado por aquela organização foi avaliado e aprovado pelo Comitê de Padrões de Educação do ICE-ASI®.

Expertise

  • 1. NÍVEL DE INICIANTE:

    Programa Básico ISA® de acordo com os padrões ICE-ASI® (ver Padrões) Para promoção ao NÍVEL DE PRATICANTE: mínimo de 25 pacientes e 250 horas de tratamento/avaliação direta; 20 horas de supervisão* por um período de 2 anos; recomendação para promover feita por 2 mentores. * Pelo menos 75% do tempo de supervisão deve ser com observação direta da intervenção por um mentor para terapeutas ocupacionais no NÍVEL INICIANTE.
  • 2. NÍVEL DE PRATICANTE:

    Mínimo 2 anos de experiência na prática clínica OT-IS

    Para promoção ao NÍVEL DE MENTOR: mínimo de 75 pacientes adicionais e 300 horas de tratamento direto; 30 horas adicionais de supervisão durante um período de 3 a 5 anos; 24 horas de desenvolvimento profissional contínuo em ASI de acordo com os padrões do ICEASI; recomendação de promoção feita por 2 mentores; qualificação registrada pelo estado para exercer a profissão de terapeuta ocupacional em seu país; experiência comprovada em uma ou mais áreas de pesquisa, educação, prática ou defesa da ASI.
  • 3. NÍVEL DE MENTOR:

    Mínimo de 5 anos de experiência na prática clínica OT-IS com experiência comprovada em uma ou mais áreas de pesquisa, educação, prática ou defesa de ASI.
    Para promoção ao NÍVEL DE INSTRUTOR: recomendação feita por 2 instrutores e cumprir os requisitos do nível de instrutor; qualificação registrada na regional estadual para exercer a profissão de terapeuta ocupacional em seu país; demonstrar experiência na criação e transmissão de informações acadêmicas sobre ISA® por escrito, virtualmente ou pessoalmente.
  • 4. NÍVEL DE INSTRUTOR:

    Mínimo de 8 a 10 anos de experiência em prática clínica OT-IS com experiência comprovada na criação e transmissão de informações acadêmicas sobre ISA por escrito, virtualmente ou pessoalmente. Legalmente qualificado para exercer a função de terapeuta ocupacional em seu país.
    Nível de mestrado, certificado de aptidão pedagógica (CAP) ou formação equivalente de pós-graduação que habilite a lecionar. No momento da aprovação do ICE-ASI® Caminho para Expertise, os terapeutas ocupacionais que ministram cursos de ISA® e têm um mínimo de 150 horas de experiência como instrutores de cursos ASI, serão automaticamente reconhecidos como instrutores. Após o período de transição inicial, os instrutores serão aprovados de acordo com o Caminho de Expertise indicado.
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