Integração Sensorial de Ayres®
Integração Sensorial de Ayres®
A integração sensorial é um processo que integra, processa e organiza as informações do corpo e do ambiente.
A teoria de Integração Sensorial de Ayres combina conceitos do desenvolvimento humano, neurociência, psicologia e terapia ocupacional para compreender a aprendizagem e comportamento humano (Schaaf e Mailloux, 2015).
A teoria de Ayres hipotetiza que a integração sensorial ocorre na interação entre os sistemas sensoriais (auditivo, vestibular, proprioceptivo, tátil, visual e interocepção), promovendo informação integrada permitindo como produto final comportamentos complexos (Schaaf e Mailloux, 2015).
Conceitos centrais da Teoria de Integração Sensorial de Ayres elencados por Schaaf e Mailloux são:
- Informação sensorial fornece uma base importante para aprendizagem e comportamento.
- A integração sensorial é um processo de desenvolvimento.
- A integração bem sucedida da informação sensorial resulta e é desenvolvida por respostas adaptativas.
- O desafio na medida certa fornece o meio para que ocorra a integração sensorial.
- As crianças têm um impulso inato para buscar experiências significativas em seu ambiente.
- A integração sensorial promove a neuroplasticidade.
Vários outros pesquisadores subsequentemente testaram a eficácia da terapia de Integração Sensorial (Lane e Bundy, 2020).
Parham e colegas (2011) criaram uma medida de fidelidade que estabelece critérios para a terapia de Integração Sensorial para serem aplicados na pesquisa e prática, salvaguardando a eficácia do método.
O sistema nervoso organiza a informação sensorial para que a pessoa possa participar de ocupações produtivas e significativas, portanto, o método de Integração Sensorial está intimamente ligada ao objeto da terapia ocupacional, a ocupação (Lane e Bundy, 2020).
Como uma teoria clínica e de referência para a intervenção, a IS analisa como os sistemas sensoriais influenciam no desenvolvimento humano e no desempenho ocupacional.
Na prática terapêutica ocupacional, os profissionais qualificados baseiam-se em avaliações completas para fornecer intervenção direcionada às crianças de acordo com os princípios de engajamento, brincar, segurança, oportunidades sensoriais, respostas adaptativas e aliança terapêutica. .
Além disso, a aplicação dos princípios da IS é fundamental para identificar e tratar crianças que apresentam dificuldades de processamento sensorial e precisam de intervenção. A intervenção adequada permite que a criança possa lidar melhor com o ambiente e desenvolver habilidades que serão úteis no cotidiano.
Quem foi a Dra. Jean Ayres?
A Dra. Anna Jean Ayres nasceu em uma fazenda em Walnut Visalia, Califórnia, em 1920, filha de Fletcher Ayres e Louise Stamm, que eram ambos professores. Durante a infância afirmou ter sintomas similares aos da disfunção que futuramente viria a estudar.
Ayres recebeu seu bacharel em terapia ocupacional em 1945, seu mestrado em terapia ocupacional em 1954, e seu PhD em psicologia educacional em 1961, todos pela University of Southern California. Após sua formação, começou a trabalhar no Instituto de Pesquisa do Cérebro (UCLA), onde seu interesse e estudo da disfunção de Integração Sensorial começou.
Por seu trabalho na identificação e tratamento da disfunção de integração sensorial ela recebeu prêmios da American Occupational Therapy Association (AOTA). Também foi mencionada pelo nome na edição 1971 do Outstanding Educadores da América.
Em 1976, fundou a Clínica Ayres, em Torrance, Califórnia, para crianças que estão sendo tratadas por terapeutas de integração sensorial.
Ayres morreu em 16 de dezembro de 1988, por complicações de câncer.
ATENÇÃO: Apenas a família da Dra Jean Ayres e seus representantes detém os direitos autorais e jurídicos sobre suas imagens pessoas, sobre o Método, e sobre o SIPT e sua formação. Desta forma, não utilizem de forma indevida!
A Integração Sensorial de Ayres®
A Terapeuta Ocupacional Dra. Anna Jean Ayres iniciou seus estudos de Integração Sensorial (IS) na década de 60. Realizou muitos estudos que serviram de base para o tratamento que até hoje se mantém atuais. Durante a sua carreira, pesquisou um novo paradigma para explicar uma variedade de problemas neurológicos e de aprendizagem em crianças e adolescentes que até então não eram compreendidos: as Disfunções de Integração Sensorial (DIS).
Depois do seu falecimento em 1988, muitos Terapeutas Ocupacionais, de diversos países, e também cientistas da mesma área continuam a desenvolver pesquisas relacionadas com o processamento das sensações pelo cérebro e dão prosseguimento para o aprimoramento do modelo teórico, desenvolvimento de testes, formulação de estratégias de intervenção, e consolidação desta abordagem em diversos países.
O Terapeuta Ocupacional devidamente qualificado deve basear-se em avaliações padronizadas e delineadas para fornecer intervenção direcionada a crianças e adolescentes de acordo com a Medida de Fidelidade© de Intervenção de Integração Sensorial Ayres®. A medida de fidelidade orienta a aplicação dos princípios da Integração Sensorial na prática terapêutica ocupacional e a realização de pesquisas. No Brasil e vários outros países somente o Terapeuta Ocupacional pode realizar a formação completa e obter a Certificação Internacional de Integração Sensorial.
A práxis, capacidade de idealizar, planejar e executar as ações, também pode estar comprometida. O desenvolvimento da práxis é um dos objetivos da Integração Sensorial, que favorece a capacidade prática de realizar as atividades da vida diária como: alimentação, vestuário, higiene pessoal, brincar, atividades escolares, participação social, entre outras.
Procure Sempre um Terapeuta Ocupacional com Formação em Integração Sensorial de Ayres®
Três sistemas sensoriais são centrais na Teoria de Integração Sensorial: tátil, vestibular e proprioceptivo. Suas inter relações começam a se formar antes do nascimento e continuam a se desenvolver à medida que a pessoa amadurece e interage com seu ambiente. Embora estes três sistemas sensoriais sejam menos familiares do que a visão e a audição, eles são importantes para nossa sobrevivência básica e desenvolvem um papel fundamental no comportamento humano tanto físico quanto mental.
A avaliação e o tratamento de Integração Sensorial são realizados por terapeutas ocupacionais com formação em Integração Sensorial de Ayres®. Os objetivos gerais do terapeuta ocupacional são: prover experiências sensoriais, auxiliar a criança na inibição e / ou modulação da informação sensorial; organizar a criança no processamento de resposta mais adequadas aos estímulos sensoriais; e promover oportunidades para o desenvolvimento de respostas adaptativas cada vez mais complexas.
Os procedimentos de Integração Sensorial são delineados para alcançar as fundações sensoriais e motoras que ajudam a criança a aprender novas habilidades mais facilmente. Incorporando necessariamente o interesse e motivação da criança, o Terapeuta Ocupacional desenvolve a intervenção num contexto de brincadeiras, que envolve cuidadosa seleção das experiências sensoriais (toque, movimento, sensações musculares e articulares), planejada individualmente para cada criança, com desafios “na medida certa” com encorajamento, empatia, motivação e que conduzam a organização (da criança e, portanto, de seu sistema nervoso).
Fontes:
https://www.autism.com/symptoms_sensory_overview
https://www.integracaosensorialbrasil.com.br/
https://www.siglobalnetwork.org/ayres-sensory-integration
AYRES, A.J. What’s Sensory Integration? An Introduction to the Concept. In: Sensory Integration and the Child: 25th Anniversary Edition. Los Angeles, CA: Western Psychological Services, 2005.
SERRANO, PAULA. A Integração Sensorial no desenvolvimento e aprendizagem da criança. Portugal: Papa- Letras, 2016.